
Aviões comerciais
O maior ramo da aviação são os aviões comerciais. A aviação comercial é responsável pelo transporte de milhões de pessoas por dia. Atualmente o avião comercial é o meio de transporte mais seguro do mundo. Por ano são registados em média 39 milhões de voos, e desses, em média 75 são acidentes, e apenas 2 são fatais. O que significa que a cada 450 mil voos, apenas 1 acaba em acidente, em impressionantes 19.5 Milhões de vos, um acaba com pelo menos uma fatalidade, Para termos noção, de carro morrem por ano cerca 11.9 Milhões de pessoas, enquanto de avião, apenas cerca de 20.
Atualmente na aviação comercial, existem duas grandes empresas de fabricação de aviões. Uma delas, a boeing, empresa Norte-Americana, que fabrica aviões que são usadas nas maiores companhias aéreas do mundo, como a Ryanair, a Fly Emirates, etc... E a outra é a Airbus, esta empresa produz aviões como o Airbus A321-200neo, avião usado pela companhia aérea portuguesa, TAP.

Airbus A380
O A380 é atualmente o maior avião comercial do mundo, esta máquina e obra de engenharia, é constituída por incríveis 4 motores, dois em cada asa Isto tudo para poder sustentar os dois andares deste avião.
Graças a estes atributos, poucos aeroportos e poucas companhias têm capacidade de suportar tal avião. A companhia Fly Emirates, é atualmente a mais conhecida e com mais luxo que possua este avião, lá dentro, existem casas de banho capazes de suportar banhos de imersão, suites, camas enormes, bares, e diversão. Isto tudo dentro de um avião que costuma atravessar os oceanos.
Boeing 747
O 747 é o avião mais emblemático da aviação, este extraordinário avião, tal como o A380, tem 4 motores, com iguais 2 em cada asa. Tem também um andar normal como qualquer avião, e uma espécie de segundo andar apenas na parte da frente, logo em cima do cockpit. Este avião oferecia, na sua altura o maior luxo possível, com uma variedade de lugares e de opções que para a sua época, eram extraordinárias.
Em Tenerife, no dia 27 de março de 1977, dois destes aviões colidiram na pista de pouso, causando o maior acidente aéreo da história, fora o famoso 11 de setembro. Este acidente causou 781 mortes e 61 feridos graves ninguém saiu daqueles aviões em chamas, com via e sem ferimentos, dos 842, apenas 53 continuaram a viver a sua vida normal.


Concorde
Saindo um pouco dos Boeing e Airbus, temos o famoso Concorde, o primeiro avião supersónico comercial do mundo. este magnifico avião voava a uma velocidade de até Mach 2.02, duas vezes a velocidade do som, cerca de 2.179 km/h.
Este avião é conhecido pelo seu nariz retrátil, que descia ate ao ponto que os pilotos pudessem ver a sua frente.
O concorde, foi durante muitos anos o avião mais caro e luxuoso de se voar, as menos de 100 pessoas que podiam voar neste avião tinham total luxo e velocidade.
Infelizmente, o concorde foi descontinuando no ano de 2003, por ser muito caro, por ter muitos acidentes, e já não ser rentável para as companhias que o possuiam.